Lucratividade, esta é uma palavra chave para os empresários. Mas, calcular os lucros e as formas de aumentá-los nem sempre é uma tarefa fácil. Isso também acontece com as empresas de comunicação visual. Afinal, são muitos fatores que devem ser levados em conta. Impressoras, tintas e suprimentos, mão de obra e infelizmente a famosa briga do metro quadrado.

Ao adquirir um novo equipamento, o empresário se depara com a difícil atividade de fazer sua formação de preço, já que o investimento em máquinas é alto, e geralmente é neste ponto que muitos se perdem. Separamos 5 maneiras para aumentar o seu lucro:

1 – Aumente seu faturamento

Aumentar o faturamento não quer dizer apenas vender mais produtos e serviços e, sim, reduzir custos. Faça uma análise do seu centro de custos e identifique o que está gerando mais gastos para você. A partir deste momento, será possível identificar onde executar cortes, além de definir planos de ação para a redução de custos fixos.

2 – Saia da briga do m²

Se você quer lucrar, não tome como base apenas o preço do m² do seu concorrente. No lugar disso, venda o valor do seu serviço. Seu cliente deve conhecer a qualidade e a garantia que sua empresa oferece no trabalho de comunicação visual. Venda valor agregado.

3 – Busque novos nichos de mercado

O mercado de comunicação visual possui um leque de possibilidades. Pesquise em sua região, e ofereça ao seu cliente soluções completas. Muitas vezes o cliente ainda não sabe pedir o que deseja, quer apenas melhorar sua “fachada”. Ofereça soluções completas para o seu PDV e mantenha o foco no diferente. Isso com certeza vai aumentar o seu lucro, pois você se torna um provedor de soluções.

4 – Cuidado ao investir em equipamentos

O investimento mais alto de uma empresa de comunicação visual é em equipamentos. E na ansiedade de aumentar os lucros, muitos começam a adquirir vários equipamentos, principalmente os que são “tendências” nas feiras. Porém, se perdem na hora de vender o serviço. Portanto, antes de adquirir uma máquina, pense em seu modelo de negócio e implemente sua forma de vender os serviços realizados por ela. Equipamento que dá lucro, é o que roda material, e não máquina parada. Pense nisso.

5 – Gerencie todo o processo

Quinto passo e mais importante. Gerencie todos os processos da sua empresa. Você precisa saber com quais condições comerciais comprou cada suprimento, qual seu índice de refação, quantas horas suas máquinas estão em atividade, folha de funcionários etc. Este processo não pode ser feito “no caderninho”. Tenha um sistema completo de gestão, que faz um verdadeiro Raio X da sua empresa e mostrará com clareza seus custos e onde sua produção é mais rentável. Somente o controle total da sua produção trará lucros.

 


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