Imagine a seguinte situação, você em uma esperada viagem e no caminho é percebido que todos os instrumentos do seu automóvel param no percurso. Odometro, velocímetro, marcador de temperatura e combustível.

A maioria mudaria os planos mediante a falta de informações vitais para que o destino seja alcançado com toda segurança necessária, e nos negócio não pode ser diferente. No momento em que importantes informações não são lidas é fundamental uma parada para “conserto” e leitura dos dados para tomada de decisão.   

Como Começar?

Para facilitar é importante trabalhar em parceria com os setores da empresa e software de gestão contratado. Esses itens caminham juntos pois a aderência dos processos ao sistema, alimentação com dados, composição dos relatórios e análise é o que garante o início desse primordial ciclo.

Qual Indicador é mais Importante?

O elo mais fraco da corrente vai falar mais alto. Existem indicadores que são básicos e outros que se originam de áreas ou processos que apresentam problemas. Não é interessante medir o que já acontece de forma satisfatória.

Exemplo de indicadores básicos: fluxo de caixa, rentabilidade do negócio, inadimplência, vendas, satisfação de clientes e etc.

Exemplo de indicadores originados de problemas:  controle de índice de refugo, curva ABC de clientes e produtos, rentabilidade por orçamento fechado e etc.

Terei Mais Trabalho em Meu Negócio?

Na teoria não. Nos negócios que possuem sistema ERP os processos cotidianos tem por obrigação serem executados no software (quando esse funciona) após isso o relatório com o indicador vira mero detalhe.

Como Analisar?

Envolva a equipe para que ela seja responsável pelos indicadores e que em reunião periódica possa ser apresentado pelos envolvidos nos processos. No caso de informações mais complexas e técnicas é interessante envolvimento de terceiros (consultores ou contador por exemplo).

Indicador tem Prazo de Validade?

Depende. Para os básicos não, para os que medem problema sim. No momento que o processo sofre alteração ou passe apresentar números de normalidade pode-se optar pela pausa na análise.

Não poupe esforços para essa prática, converse com a equipe e com o seu fornecedor de sistemas. Saber onde está e o caminho a ser tomado pode ser a diferença entre negócios e negócios bem sucedidos.

 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/4/32/1d/visua/public_html/wp-content/plugins/ultimate-social-media-icons/libs/sfsi_widget.php on line 238
Facebook
Google+
http://visua.com.br/indicadores-e-analise/">
Twitter
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós ligamos para você

Deixe seu contato

Nome:
Empresa:
DDD + Fone: